quinta-feira, 16 de julho de 2009

Humildade versus Baixa Estima



Desde crianças somos ensinados que devemos ser humildes, não nos gabar do que temos ou fazemos, e jamais contar vantagem. Concordo com esse princípio, mesmo porque vivemos num mundo completamente desigual e que não respeita as necessidades básicas do ser humano.

Mas tenho de admitir que isso está se transformando em algo que não é nada bom, bem como a desigualdade. Uma coisa é ser arrogante, é querer passar por cima dos outros e desmerecer o esforço alheio. Outra, bem diferente, é rebaixar a si mesmo e nunca ser suficientemente bom para fazer qualquer coisa que seja.

Quem já não ouviu alguém dizer “Ah, mas eu não sou bom nisso”, “Não sei fazer aquilo” ou “O que eu faço não é tão bom assim”?

É preciso valorizar o trabalho de si mesmo, fazer-se notar pelas atividades que exerce. Para ser mais exato: é preciso vender seu próprio peixe! A vida é uma só, não é?! Portanto, faça valer e faça-se valer.

Isso tudo pode até parecer texto de livro de auto-ajuda e de certa forma até pode sê-lo. Entretanto, o que quero ressaltar aqui hoje é que existe uma grande diferença em ser narcisista-egocêntrico e ser mal-amado.

E não vou fechar esse pensamento, pois como já dizia um grande amigo e pensador, “Essa é pra pensar em casa”. Apenas vou terminar com uma citação que já virou famosa e até clichê, mas não deixa de ser verdade:

“(...) Portanto, plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. (...)”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eba! Obrigada pela visita!