quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Alimentação Infantil

CUIDADO, PESQUISA APONTA: 67% DOS PAIS OFERECEM ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS AOS FILHOS ANTES DO PRIMEIRO ANO DE VIDA.
Os pais estão trocando a alimentação saudável e até mesmo a amamentação exclusiva por alimentos ricos em gorduras e açúcares,por absoluto comodismo. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela disciplina de Netrologia do Departamento de Pediatria da UNIFESP, com 270 pais de crianças freqüentadoras de berçários, creches públicas e filantrópicas da capital paulista.
O estudo aponta que a introdução de alimentos industrializados, como macarrão instantâneo, açúcar refinado, suco de frutas artificial e até mesmo salgadinhos e embutidos, começa antes dos três meses de idade e são ofertados às crianças por 67% dos pais que, em sua maioria, são jovens, com baixa escolaridade e menor poder aquisitivo.
De acordo com Maysa Helena de Aguiar Toloni, nutricionista e autora da pesquisa, os resultados preocupam, uma vez que a obesidade infantil já é considerada um problema de saúde pública no Brasil, onde cerca de 10% das crianças apresentam excesso de peso e, aproximadamente 20% dos adolescentes estão acima do peso.
“Vale lembrar que 60% das crianças e adolescentes obesos já sofrem de hipertensão e dislipidemia, que é o aumento do nível de gordura no sangue e que está intimamente ligada às doenças coronárias”, afirma. A nutricionista explica que a ingestão precoce, continuada e excessiva de alimentos altamente calóricos e de baixo valor nutricional está associada ao abandono do aleitamento materno e ao baixo consumo de frutas, legumes, cereais e hortaliças.
“Além desses comportamento comprometer o crescimento e desenvolvimento infantil, também é comum desencadear processos alérgicos, carências de vitaminas e minerais, obesidade infantil e o surgimento, cada vez mais precoce, das chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis que incluem o diabetes, hipertensão arterial, obesidade, dislipidemias, acidente vascular cerebral, diversos tipos de cânceres, artroses, enfisema pulmonar, entre outras”.
DOCE? SÓ O DAS FRUTAS
Segundo Maysa, já foi comprovado, cientificamente, que a criança nasce com preferência ao sabor doce. Entretanto, o Ministério da Saúde recomenda que a adição de açúcar deve ser evitada nos dois primeiros anos de vida, pois, antes dessa fase, é desnecessária e só aumenta a incidência de cáries e o valor calórico da dieta, sem contribuir com o conteúdo nutricional.
Aprendeu??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eba! Obrigada pela visita!