quarta-feira, 12 de agosto de 2009

E se você ganhasse a Mega Sena?


Há algumas semanas atrás, a Mega Sena havia acumulado, chegando à casa dos R$30.000.000,00. Não se trata de um dos maiores prêmios, já que o topo foi ocupado pela cifra de R$64 milhões e o mais-que-sortudo veio de lá da Bahia.

Mas, considerando um prêmio de R$30 milhões de reais, o que você faria com esse dinheiro? Viagens, casas, festas, carros, cirurgias... Vida de rei! Mas já parou pra pensar quanto tempo isso poderia durar? Já pensou que a qualidade de vida adquirida durante o tempo dos R$30mi talvez não dure para sempre? E quando acabar, seria possível manter o mesmo nível com o seu emprego de hoje?

Infelizmente, quando falamos em quantias muito altas, a primeira coisa que nasce na cabeça do indivíduo é: “paro de trabalhar no mesmo minuto!”. Confesso que eu faria isso, sim, mas eu não quero deixar de ter uma atividade, quero ser chefe de mim mesma e decidir que horas acordo e quando trabalho. Paro de ser assalariada, proletária que acorda às 5h20AM... Mas dou início ao meu cantinho, ao meu sonho!

Comprar uma casa? Um apê? Sim, eu compraria! Um para mim, para meus pais e para cada uma das minhas irmãs, bem como para minha sogra e minha avó. Mas não vou dar apartamento na Pompéia, cobertura em Ipanema... Tá achando que sou máquina de fazer dinheiro? De que adianta eu dar uma coisa agora que minha irmã não consegue nem pagar o condomínio? E se ela se endividar para manter a vida boa que começou? E se tiver que vender tudo para não ser despejada?

O dinheiro é uma faca de dois gumes, quando em grande quantidade. Ele brilha nos olhos, faz-nos sorrir e achar que a vida é bela sempre e para sempre. E eu adoraria que fosse mesmo. Ter muito dinheiro sobrando é quase que assinar a sentença de pobreza no futuro. Para quem não tem consciência de vida e se deixa levar pelo momento, certamente terá sérios problemas no futuro.

Não quero me declarar contra a atitude de dar um determinado valor aos familiares mais próximos, mais queridos, mais necessitados, ou seja lá quem for. Minha única preocupação é que a boa intensão acabe sendo prejudicial. Não dá para contar que todos terão o bom senso de abrir uma popuança, um fundo de investimento legal no banco e deixar lá, rendendo horrores. Vamos fazer só um pouquinho de conta para exemplificar o que estou dizendo?

Vamos supor que o sortudo João ganhou os R$30milhões da Mega Sena, mas ele é modesto e não quer gastar tudo de uma vez, nem comprar nada luxuoso, apenas dar um “up” na sua vida. Ele decide, então, comprar uma casa para si e gasta R$300.000,00. Aí ele compra uma casa para sua mãe, seu irmão e sua sogra pelo mesmo valor e faz algumas mudanças de móveis e reforma que consome R$80.000. Nisso tudo, ele já gastou R$ 2milhões. Compra um carro popular à vista para si e para os mesmos parentes e paga seguro e IPVA do primeiro ano de todos. Menos R$ 125mil. Faz uma viagem pra Itália de R$ 7.000,00 e leva a renca de 10 pessoas da sua família, o que mais abate R$70.000,00. Faz seguro de vida pros seus pais e sogros de R$10.000,00 cada, coloca sua esposa, seu filho e a si mesmo e subtrai mais R$70mil.

Como ele foi contido em seus gastos, ainda lhe sobram cerca de R$27milhões, que ele decide deixar render na poupança, um dos menores rendimentos em termos financeiros. E se considerarmos que a poupança renda cerca de 0,5% ao mês, temos a quantia de R$ 135mil! Belo salário para o sr João Sortudo da Silva, não acham?

Mas reparem que as aquisições dele são possíveis de manter sem um salário gigantesco como este que ele ganharia pelo rendimento do banco. Agora façam essas mesmas contas com o valor daquilo que é o “sonho de consumo” de todos pelo luxo: um carro importado, apê de cobertura, uma casa da praia, uma casa na fazenda, viagem de três meses para a primaiada toda e me diz quanto vai restar dessa conta. Mas acrescente também os próximos meses durante um ano, para a manutenção de todas as coisas.

Depois de fazer essas contas, me diga quanto sobrou e qual vida você terá depois disso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eba! Obrigada pela visita!