terça-feira, 14 de julho de 2009

Falar palavrão pode aliviar dor física


Falar palavrões pode ajudar a diminuir a sensação de dor física, segundo um estudo da Escola de Psicologia da Universidade de Keele, na Inglaterra. Nesse estudo, 64 voluntários colocaram suas mãos em baldes de água cheios de gelo, enquanto falavam um palavrão escolhido por eles.

Em seguida, os mesmos voluntários deveriam repetir a experiência, mas em vez de dizer palavrões, deveriam escolher uma palavra normalmente usada para descrever uma mesa. Enquanto falavam palavrões, os voluntários suportaram a dor por 40 segundos a mais, em média. O batimento cardíaco dos voluntários também foi medido durante a experiência e se mostrou mais acelerado quando eles falavam palavrões.

Os cientistas acreditam que o aumento do ritmo de batimentos cardíacos pode indicar um aumento da agressividade, que, por sua vez, diminuiria a sensação de dor. Pode-se considerar, então, que falar palavrões provoca não apenas uma resposta emocional, mas também uma resposta física.

Segundo o psicólogo Richard Stephens, falar palavrão "mexe com o centro emocional do cérebro e parece crescer no lado direito, enquanto que a maior parte da produção linguística ocorre do lado esquerdo." Um estudo anterior, da Universidade de Norwich, mostrou que o uso de palavrões ajuda a diminuir o estresse no ambiente de trabalho.


Então, amigos, creio eu que a solução para as “dores do mundo” seja sair por aí soltando palavrões e xingamentos aos quatro cantos! Que acham?! Mas vamos deixar claro: se no trânsito alguém do seu lado soltar o sonoro “filho da p...” depois de você fechá-lo na curva, tenha a plena ciência de que ele deve ter mordido a língua ou batido o cotovelo no vidro, ok?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eba! Obrigada pela visita!