sexta-feira, 12 de junho de 2009

Roda viva






"...A gente vai contra a corrente / até não poder resistir

Na volta do barco é que sente / o quanto deixou de cumprir..."

Pois é, quem é que nunca se viu numa situação desta? De seguir até o último minuto e só quando nada - ouçam bem: NADA - dá certo é que vemos onde estava a falha que deveria ser corrigida? Mas isso não pode ser um significado de "portanto, desista logo, antes que seja tarde", pois isso é o carro-chefe da função viver.

Eu poderia citar muitos ditos populares, mas creio não ser necessário. Tenho uma forma mais objetiva de demonstrar a veracidade que contém essa minha afirmação.

Aaaaaamo Chico Buarque. Este senhor ganhou minha admiração e até hoje não sei precisar o porquê. Bem, analisemos as condições:


  1. Meu pai ouvia muito esse tipo de música, com compositores que eram politicamente a favor da justiça, do povo e de um comunismo enrustido. Consequentemente, eu ouvia essas músicas e compositores;


  2. Sempre me dediquei muito à interpretação das poesias e tinha mania de pregar as letras de certas músicas na parede do meu quarto para sempre lembrar de cantá-las antes de dormir;


  3. Tenho certa facilidade com a arte da interpretação, o que me facilitava muito declarar poemas e entender mil situações, mil contextos de maneira quase que imediata;

  1. Amo textos que contenham mensagens indiretas (subliminares, como queiram!)

É, talvez eu tenha mesmo muitos motivos para gostar e admirar esse cara aí de cima...

Enfim, retornando ao motivo deste post, quero dizer que com toda essa minha admiração pelo Sr Buarque de Hollanda, achava um absurdo que outras pessoas não tivessem a sacada das suas letras ou que, simplesmente, não conhecessem seu trabalho - o que não levava em conta a música "A Banda".

Meu desejo sempre fora, portanto, poder mostrar um pouco disso às pessoas, abrir seus olhos para o que estava à tona, ali, descoberto e que ninguém fazia questão de dar uma bisbilhotada, nem mesmo para saber se era algo curioso e que geraria mil fofocas...

E depois de tanto tempo com esse desejo interno, exteriorizei e iniciei a montagem de um projeto de releitura da obra do Chico. Lógico que não estudei toooooodas as suas músicas, pois isso levaria um bom tempo, mas é algo que eu ainda tenho anseio de realizar.

Bem, o que quero dizer com tudo isso é que depois de passar por uma perfeita roda viva*, eu cheguei onde queria! Sim, e no próximo dia 16/junho eu vou colocar em prática o que sempre almejei, numa pequena palestra-debate sobre algumas das principais composições desse autor tão completo.

Vamos analisar sua poesia, sua melodia, o contexto em que foram escritas, as mil e uma interpretações que elas geram em um mesmo verso e que lições podemos tirar delas. Além disso, um gostoso debate sobre o próprio compositor, sua magnitude e sua formidável sagacidade na escrita.

Aháaaa! Ficou com água na boca, né?! Pois então aproveite a oportunidade! Informações completas no flyer . Compartilhem comigo este sonho!

Saudoso abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eba! Obrigada pela visita!