terça-feira, 23 de junho de 2009

English Tips

Não dá para fugir... Falar inglês é essencial hoje em dia e quem não fala, fica para trás. Claro que não é da noite pro dia que se adquire fluência numa língua estrangeira, ainda que esta língua seja a mais falada do mundo (fora o chinês, por razões óbvias).

Assim como em portugês, o inglês tem seus macetes, suas características, suas gírias... Muitos acham que essa é a parte que primeiro se aprende, mas não é bem verdade. É preciso muito contato com nativos e com a própria língua para começar a absorver os detalhes. É como no português: manga tem dois sentidos, e "mais" e "mas" são facilmente confundidos.

Pensando nisso é que o blog vai começar a trazer dicas de gramática, vocabulário, expressões em inglês, utilizadas frequentemente em conversas cotidianas. Fiquem atentos para estudarem de uma forma bem simples: repetindo! Quando se achar em uma situação que a expressão caiba bem, use-a!

Vamos começar por uma grandessíssema confusão que é feita com as traduções e sentidos da palavra MUITO.

Em português, usamos a mesma palavra para designar quantidade, intensidade e abundância: muitos problemas, muito bom, muito dinheiro. Em inglês, as expressões existem, mas a palavra que se utiliza é diferente para cada um desses casos. Vejamos as diferenças:

  • Quantidade: Many. Many problems, many things...
  • Intensidade: Very. Very good, very cool...
  • Abundância: Much. Much money, much time...

Ou seja...

  • Many: Para coisas contáveis, numeráveis. Ex.: Eu tenho dois problemas para resolver. / I have two problems to solve.
  • Very: Para intensificar adjetivos. Ex.: Este suco está muito bom. / This juice is very good.
  • Much. Para coisas incontáveis, imprecisas. Ex.: Eu não tenho muito tempo para sair. / I don't have much time to go.

Obs.: Tempo e dinheiro, por exemplo, são incontáveis porque são "genéricos", globais. Já quando falamos em minutos, horas e segundos, bem como dólares, reais e euros é que temos substantivos contáveis. Ex.: Cinco minutos; Duas horas; 50 dólares; 10 reais.

Have a very nice day!

Bêjo, me liga!

Um comentário:

Eba! Obrigada pela visita!